BIOGRAFIA - Deoscóredes Maximiliano dos Santos (Salvador, 2 de dezembro de 1917) é um escritor, artista plástico, e sacerdote afro-brasileiro.
Conhecido popularmente como Mestre Didi, é filho de Maria Bibiana do Espírito Santo e Arsenio dos Santos.
Seu pai Arsenio dos Santos, pertencia à "elite" dos alfaiates da Bahia, mais tarde iria transferir-se para o Rio de Janeiro na época em que houve uma grande migração de baianos para a então capital do Brasil.
Sua mãe Maria Bibiana do Espírito Santo, mais conhecida como Mãe Senhora era descendente da tradicional família Asipa, originária de Oyo e Ketu, importantes cidades do império Yoruba. Sua trisavó, Sra. Marcelina da Silva, Oba Tossi, foi uma das fundadoras da primeira casa de tradição nagô de candomblé na Bahia, o Ilê Ase Aira Intile, depois Ilê Iya Nassô. Sua esposa Juana Elbein dos Santos, é antropóloga e companheira em todas as suas viagens pelo exterior, aos países da África, Europa e Américas, de grande importância pelos intercâmbios e experiências adquiridas, e que irão contribuir significativamente para os desdobramentos institucionais de luta de afirmação da tradição afro-brasileira e pelo respeito aos direitos à alteridade e identidade própria. Sua filha Inaicyra Falcão dos Santos é cantora lírica, graduada em dança pela Universidade Federal da Bahia, professora doutora, pesquisadora das tradições africano-brasileiras, na educação e nas artes performáticas no Departamento de Artes Corporais da Unicamp.
- Yorubá tal Qual se Fala, Tipografia Moderna, Bahia, 1950
- Contos Negros da Bahia, (Brasil) Edições GRD, Rio de Janeiro, 1961
- História de Um Terreiro Nagô, 1.edição, Instituto Brasileiro de Estudos Afro-Asiáticos, 1962, 2.edição, Editora Max Limonad, 1988
- Contos de Nagô, Edições GRD, Rio de Janeiro, 1963
- Porque Oxalá usa Ekodidé, Ed. Cavaleiro da Lua, 1966
- Contos Crioulos da Bahia, Ed. Vozes, Petrópolis, 1976
- Contos de Mestre Didi, Ed. Codecri, Rio de Janeiro, 1981
- Xangô, el guerrero conquistador y otros cuentos de Bahia, SD. Ediciones Silva Diaz, Buenos Aires, Argentina, 1987
- Contes noirs de Bahia, tradução francesa de Lyne Stone, Ed. Karthale, 1987
- História da Criação do Mundo, Olinda, PE, 1988 - Ilustração Adão Pinheiro
- Ancestralidade Africana no Brasil, Mestre Didi: 80 anos, organizado por Juana Elbein dos Santos, SECNEB, Salvador, Bahia, 1997, CD-ROM - Ancestralidade Africana no Brasil
- Pluraridade Cultural e Educação
- Nossos Ancestrais e o Terreiro
- Democracia e Diversidade Humana: Desafio Contemporâneo
Ligações externas
COMUNIDADE NO ORKUT <-- axipa="" br="" didi="" estre="">
-->
-->
Nenhum comentário:
Postar um comentário